domingo, 21 de outubro de 2007

11.Presentes para a Paz (Gincana Virtual)

Conceito: Todos os escoteiros no mundo farão uma contribuição à opaz para celebrar o 100 aniversário do Movimento Escoteiro.A questão da paz - especificamente a educação para a paz - tem sido sempre um aspecto fundamental do Escotismo, que reconhece a necessidade de uma ação renovada para enfrentar os problemas que se apresentam, dentre os quais a necessidade de viver em um mundo mais pacífico, que se alcance por meio de uma cultura de paz e não simplesmente através da ausência de guerra.Ao focar-se no desenvolvimento das pessoas, e dirigir-se para um ideal de fraternidade e compreensão, o Movimento Escoteiro já desempenha um papel significativo, ainda que indiretamente, na promoção da paz em todos os níveis. oEste 100 aniversário é uma oportunidade excelente para comemorar o trabalho que os escoteiros têm feito pela causa da paz, e também para demonstrar de maneira pública nosso compromisso, como Movimento, pela criação de um mundo mais pacífico e para nos unirmos aos outros que tenham este mesmo propósito,aA 35 Conferência Escoteira Mundial, realizada em Tessalônica, decidiu que durante o ano de 2007 cada Organização Escoteira Nacional ofereça um Presente para a Paz, que sejam resultado de atividades realizadas pelos jovens.Será um impressionante resultado quando, em 2007, cada escoteiro no mundo possa dizer o que tem feito em favor da paz.

O que é um Projeto de Presentes para a Paz?Os Presentes para a Paz devem satisfazer os seguintes critérios:Áreas de trabalho:Presentes para a Paz é um aspecto chave do centenário do Movimento Escoteiro em nível mundial.Cada Organização Escoteira Nacional deve propor e implementar um projeto nacional que pode estar composto por diferentes partes em que participem escoteiros de todos os Ramos, durante pelo menos um ano. Os Presentes para a Paz devem atender necessidades reais e resultar em melhoria para a comunidade. As Organizações Escoteiras devem identificar essas necessidades cuidadosamente.! Devem responder a necessidades que sejam importantes para os jovens, e ainda que suas intervenções não tenham importância primordial, devem enfocar aspectos que afetem diretamente aos jovens, mais do que de forma indireta.! Os Presentes para a Paz devem ser dirigidos para aquelas populações com quem o Escotismo tradicionalmente não tem trabalhado. Os escoteiros se dedicarão a “construir uma ponte” até a comunidade.! Os Presentes para a Paz poderão adotar formas muito diferentes, e apoiar-se em projetos já desenvolvidos.Como o tema da “paz” apresenta um campo de ação incrivelmente grande, definiu-se algumas áreas específicas de trabalho, que são relevantes para o jovens e que efetivamente podem constituir uma contribuição para a paz mundial. Estas áreas são as seguintes:Paz e solução de conflitos, incluindo a solução de problemas, habilidades de negociação e mediação, manejo da raiva.Identificar e enfrentar os preconceitos e os estereótipos, como o racismo, a intolerância religiosa, a prepotência e a discriminação por sexo.Solidariedade com grupos desfavorecidos, como por exemplo: refugiados, populações deslocadas de suas origens, os que buscam asilo, crianças de rua e grupos étnicos minoritários.Em outro ponto deste documento se apresenta uma sugestão de Projeto de Presentes para a Paz.1. Criação de um mundo mais pacífico.2. Enfrentar os preconceitos.3. Encorajar uma maior solidariedade.

Orientações para o desenvolvimento dos projetos de Grupos Escoteiros, Regiões e Direção Nacional:O projeto deverá estar montado nos primeiros meses de 2006, de tal forma que tenha uma duração mínima de 12 meses e possa ser encerrado no primeiro semestre de 2007. Todos os membros do Escotismo Brasileiro, de todos os Ramos, devem ter a oportunidade de participar de um Projeto, razão pela qual um mesmo Grupo Escoteiro pode estar participando de diferentes Projetos, ao mesmo tempo.! Mesmo quando participando de Projetos do Nível Regional ou Nacional, cabe ao Grupo Escoteiro monitorar cuidadosamente o avanço de cada projeto e elaborar Relatório registrando os resultados com dados e imagens, eassegurar toda a publicidade que seja possível.! Somente os membros dos Grupos Escoteiros que participarem em Projetos do “Presentes para a Paz” poderão usar, no Traje ou Uniforme, o Distintivo Comemorativo ao Centenário do Escotismo, que será disponibilizado exclusivamente pelo Escritório Nacional da UEB.! No momento em que o Grupo tenha definido um primeiro Projeto do qual participará, deverá enviar formulário padrão para o Escritório Nacional da UEB, no qual, simultaneamente, fará o pedido dos distintivos comemorativos ao Centenário do Escotismo Mundial.! O distintivo comemorativo ao Centenário do Escotismo será usado, no Traje ou Uniforme, sobre o bolso esquerdo, até 31 de julho de 2008, em substituição ao distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (Regra 167 do POR), ou em conjunto.a este, centralizando os dois em relação ao bolso.! Os resultados dos Projetos Presentes para a Paz serão exibidos, ode maneira coletiva, no 21 Jamboree Escoteiro Mundial, na Inglaterra (de 27 de julho a 8 de agosto de 2007). Estes projetos também devem ser apresentados em outros eventos e lugares significativos.

Veja o Projeto "Vamos Desarmar Nossas Crianças", que pode ser adotado pelo seu Grupo Escoteiro1. Objetivo GeralOferecer para a sociedade brasileira, como um Presente para a Paz, um projeto que contribua para uma cultura de paz, através de uma ampla campanha nacional, trabalhando diretamente com crianças e jovens próximas aos locais onde existam Grupos Escoteiros.2. Objetivos específicos1.Sensibilizar as crianças sobre o risco das armas de fogo, ajudando a distinguir entre ficção e realidade;2.Valorizar o desarmamento: quebrar o paradigma do herói armado e transformar quem desarma em herói;3.Promover a educação para a paz e a resolução pacífica de conflitos;4.Transformar as crianças em multiplicadores para atingir a públicos indiretos.3. Metodologia EmpregadaEm três oportunidades, durante três meses, o Grupo Escoteiro desenvolverá atividades em suas áreas de atuação. O desenvolvimento completo do Projeto compreende as seguintes Etapas:Etapa 1:Definição de um calendário os eventos, propondo que as atividades sejam realizadas em três datas, um em cada mês, durante o primeiro semestre de 2006.Etapa 2:Definição da proposta de atividade do Grupo Escoteiro, de acordo com a seguinte programação:!Que o Grupo Escoteiro faça contato com três instituições próximas da sede do Grupo, que tenham efetivo de crianças e jovens (escolas, igrejas, clubes, etc.), definindo com cada uma delas uma das datas escolhidas para realizar a atividade.!O Grupo Escoteiro fará levantamento, em conjunto com as lideranças locais, das possibilidades de atividades oferecidas por cada comunidade, para que possam ser incluídas na programação do evento.Etapa 3:O Grupo Escoteiro planejará o tipo de evento que pode fazer, em conjunto com a instituição local, considerando:· Para cada uma dessas datas o Grupo Escoteiro programará um dia de eventos, em torno de 4 horas, planejando e preparando todas as atividades que serão realizadas e todos os recursos necessários.· Algumas atividades serão desenvolvidas em todas as instituições, e promovidas pelo Grupo Escoteiro:
§ O ingresso de cada criança ou jovem no evento será feito através de uma manifestação pela paz, que pode ser a confecção de um cartão que será colado em um quadro mural da instituição, a entrega de uma arma de brinquedo que será destruída e o material usado para reciclagem, ou alguma coisa que a comunidade considere interessante;§ O Grupo Escoteiro organizará e desenvolverá um conjunto de jogos e dinâmicas de grupo, baseados no documento "Jogos para a paz e a compreensão entre os homens" publicado pela UEB, reunindo as crianças e jovens pelas diferentes faixas etárias;§ Com a ajuda de escotistas e membros juvenis dos Ramos maiores, o Grupo Escoteiro também ministrará canções e danças típicas do Escotismo aos participantes;· De acordo com as possibilidades e recursos em cada local, aproveitando o que pode ser realizado com o potencial da comunidade e do Grupo Escoteiro, outras atividades poderão ser realizadas, sempre considerando o tema da paz e do desarmamento, tais como:§ Festival de canções (originais, versões ou paródias);§ Peças de Teatro, Grupos de Dança ou Corais, preferencialmente apresentadas pelos membros juvenis da instituição;§ Atividades de pintura, modelagem e outras alternativas de artes plásticas.· Previamente ao evento, em cada uma dessas instituições será desenvolvido uma campanha de divulgação, com cartazes e folders que os jovens levarão para casa, convidando-os para participar do evento.Etapa 4:!Na data divulgada será desenvolvida a atividade, aproveitando-se para divulgar o evento na mídia local, e para envolver no evento os órgãos de imprensa, autoridades e personalidades locais; !Montar um local com destaque para receber aquilo que foi definido como ingresso. No caso de ser as armas de brinquedo, manter um grupo de jovens escoteiros para, imediatamente, desmontar as peças separando os diferentes tipos de material (plástico, metal, etc.) em depósitos distintos. Ao final dos três eventos todo o material recolhido, devidamente desmontado, será vendido para empresas de reciclagem, sendo os recursos obtidos destinados à alguma instituição filantrópica ou de caridade próxima ao Grupo Escoteiro.Etapa 5:Ao final da última Etapa o Grupo Escoteiro produzirá um relatório contendo fotografias, filmes e informações do projeto, que será enviado ao Escritório Nacional da UEB por correio ou por e-mail, para a confecção de um grande relatório nacional.

Os Presentes para a Paz e a Estratégia para o Escotismo Mundial:Presentes para a Paz é uma oportunidade para que os Grupos e Regiões Escoteiras integrem as comemorações de 2007 com a Estratégia para o Movimento Escoteiro. Cada organização escoteira tem suas próprias necessidades e prioridades particulares para impulsionar a Estratégia. Cada uma terá, também, suas oportunidades específicas para desenvolver projetos de paz, relacionadas com a situação encontrada em seu país, com sua própria história e cultura.É importante que o desenvolvimento de um projeto de Presente para a Paz satisfaça as necessidades reais identificadas pela organização escoteira, e que seja coerente com o propósito do Movimento Escoteiro, de tal forma que, além de contribuir para um mundo melhor mediante os Presentes para a Paz, cada organização escoteira possa contribuir com seu próprio desenvolvimento, melhorando a qualidade e visibilidade do Escotismo em sua localidade e, de modo geral, no seu país. Ao amanhecer de seu segundo século, o Escotismo deverá ser visto em todos os países desempenhando um papel chave na educação não formal dos jovens.
PRESENTES PARA A PAZ - Prorrogado o prazo para apresentação dos relatórios A Diretoria Executiva Nacional, atendendo aos muitos pedidos de Grupos Escoteiros, resolveu prorrogar o prazo para apresentação dos Relatórios do Projeto Presentes para a Paz, para que possam ser entregues ao Escritório Nacional até 31 de dezembro de 2007. Como parte deste mesmo projeto, resolveu alterar a Resolução 01/2006 da DEN, estabelecendo que o prazo para uso dos Distintivos Comemorativos ao Centenário, cujo uso é conquistado pelos membros dos Grupos que participam do Projeto Presentes para a Paz, poderá ser usado no traje e/ou uniforme até dia 31 de dezembro de 2008.
Escritório Nacional

Projeto Presentes para Paz - Informações2007 marcará o Centenário do Escotismo - 100 anos de enormes realizações,fazendo a diferença na vida de milhões de jovens e suas comunidades.Temos muito que celebrar, mas mais importante é olhar para o futuro e ver qual amelhor maneira de aproveitarmos esta oportunidade única de aprimorar o Escotismopara as próximas gerações.O Centenário é de todos os Escoteiros – todos devem ter a oportunidade de seenvolver nos projetos e atividades de 2007.Os programas e atividades desenvolvidos para o Centenário podem ser usados comoferramentas na implantação da Estratégia para o Escotismo e para promover odesenvolvimento do Escotismo em cada país. Podem também ser usados para mostrarao mundo o grande papel do Escotismo no campo da educação não-formal, sobretudona educação para a paz, onde os Escoteiros já estão fazendo a diferença e criando ummundo melhor para os jovens de amanhã.Paz – o tema-chave do nosso Centenário O assunto paz – especificamente “educação para a paz” – tem sido sempre um dever fundamental do Escotismo. O Escotismo trabalha na criação de um mundo mais pacífico através de uma cultura de paz e não simplesmente pela ausência de guerras.Nosso Centésimo Aniversário é uma excelente ocasião para celebrar o trabalho quevem sendo feito pelo Escotismo na causa da paz e para mostrar publicamente nossocompromisso, como um Movimento unido, na criação de um mundo mais pacífico econectado a outras pessoas com objetivos semelhantes. O Projeto Presentes para aPaz foi desenvolvido para viabilizar isso, oferecer às Associações Nacionais a basepara desenvolver projetos novos ou pré-existentes em áreas que são de extremaimportância para jovens e suas comunidades.Existe forma melhor de celebrar o 100o Aniversário do que dar presentes deentendimento, tolerância, respeito e cultura de paz às nossas comunidades?5Áreas de trabalho:Como o tema “paz” é muito abrangente, áreas de trabalho específicas foram definidascomo sendo relevantes para os jovens e que poderiam verdadeiramente constituir emvaliosas contribuições para a paz mundial. Essas áreas são:1. Criação de um mundo mais pacífico.Paz e resolução de conflitos, incluindo a solução de problemas, habilidades denegociação e mediação, manejo da agressividade.2. Enfrentar os preconceitos.Identificar e enfrentar os preconceitos e os estereótipos, como o racismo, aintolerância religiosa, a prepotência e a discriminação por sexo.3. Encorajar uma maior solidariedade.Solidariedade com grupos desfavorecidos, como por exemplo: refugiados, populaçõesdeslocadas de suas origens, os que buscam asilo, crianças de rua e grupos étnicosminoritários.Os Projetos do Presentes para a Paz devem atender os seguintes critérios:• responder às reais necessidades e fazer a diferença na comunidade. As organizações escoteiras devem definir atentamente quais são essas necessidades.• responder às necessidades que forem importantes para os jovens e, embora aescala não seja relevante, devem lidar com assuntos que afetem os jovens diretamente.• devem atingir todas as pessoas com as quais o Escotismo normalmente nãotrabalha. Os Escoteiros devem tentar se aproximar da comunidade.• podem assumir muitas formas e podem ter como base projetos anteriores.
“Tente deixar esse mundo um pouco melhor do que o encontrou e, quando sua vez de morrer chegar, você poderá morrer feliz sentindo que, em todas as chances que teve,não gastou seu tempo, mas fez o seu melhor.” Baden-Powell
38º Grupo Escoteiro Jacomo Silotti
rmpedra@cachoeiro.com.br

Relatório da Ação: Presentes para a Paz
ODM: Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimentoParticipantes: 26Descricao: A chegada ao Orfanato foi pontualmente as 8 horas e fomos recebidos pelo administrador, Senhor Sergio Ribeiro e sua esposa, Silvana Costa Ribeiro. Alguns internos vieram ao nosso encontro ainda pouco tímidos. Fomos convidados a tomar um reforçado café para iniciar as atividades. Após o café, nos preparamos para a cerimônia da bandeira e tivemos a participação dos jovens do orfanato. Reunidos no pátio, alguns internos ainda indecisos se aproximaram e foram integrados as patrulhas recém formadas. Uma vez formadas, as patrulhas receberam as primeiras instruções e as atividades, para iniciarem foi necessário se conhecerem, com uma dinâmica de apresentação. As patrulhas receberam material para confecção das bandeirolas de suas respectivas patrulhas assim definidas como: Leão, Corvo e Águia, recebendo cada uma, membros lobinhos, escoteiros e os jovens do orfanato. Enquanto isso, a chefia preparava materiais para as atividades e jogos. Após algumas atividades e jogos, os jovens foram reunidos no salão para iniciarmos uma serie de palestras, sendo a primeira como base para do projeto “Presentes para a paz”, teve como tema “O Homem e a arma” proferido pelo Diretor Presidente do Grupo Escoteiro, Ch Robson Martins. Logo a seguir, as patrulhas, previamente preparadas, deu inicio a suas apresentações, como; esquetes, palestras e canções entremeadas por jogos e atividades variadas. As 12:20, foi servido o almoço onde os jovens iniciaram com uma canção de agradecimento religiosa “Ao senhor agradecemos...”. As 13 horas, reiniciamos as atividades com instruções de nós e amarras, tanto para membros escoteiros quanto para os jovens internos. Mais jogos, palestras, esquetes e canções fizeram parte das atividades realizadas da tarde no orfanato. As 15:30 foi servido o lanche e logo a seguir, a construção de pioneiria, permitiu que todos os jovens estreitassem ainda mais o relacionamento e seus conhecimentos, culminando com uma disputada corrida de cavaletes pela rua de acesso a instituição, vencida pela patrulha Corvo. Durante todo o dia, os jovens tiveram que se esmerar, pois algumas atividades, ora eram disputadas em tempo chuvoso, ora em tempo ameno, tendo todo o dia assim transcorrido. As 17hs tivemos inicio a cerimônia de bandeira para encerramento das atividades e premiação da equipe vitoriosa, com a entrega de dois distintivos de atividade (Mutirão Ecológico/2006) a dois jovens do orfanato (Ramon e Gabriel) pertencentes a patrulha vitoriosa. Logo após, fizemos as despedidas e nos dirigimos ao nosso Distrito, finalizando a atividade “Presentes para a Paz, Celebrando a Paz” no Dia Global do Voluntariado Jovem 2007. Robson Martins Diretor Presidente, Chefe EscoteiroNúmero de Beneficiarios: 15Comun. Beneficiada: Orfanato Aprisco Rei DaviEndereço: Rua Livia Oliveira Depes, 22Bairro: Coronel BorgesCidade: Cachoeiro de ItapemirimEstado: Espírito Santo
Data: 28-04-2007 Horário de início: 08:00 Horário de término: 17:30

Nenhum comentário: